Metodologia

O jeito Pés no Chão de educar

Sem dúvidas esta é a parte mais importante ao escolher uma escola….saber se a proposta pedagógica dela se encaixa ao que você procura!

Aqui na Pés no Chão somos sócio-interacionistas, ou seja, a criança aprende brincando! Priorizamos pela “mão na massa”, pelo contato com a natureza e pela pesquisa, fazendo com que nossos alunos sejam cidadãos pensantes, criativos e críticos. Além de estimularmos um olhar empático perante as adversidades.

Nosso objetivo é promover o desenvolvimento integral da criança, respeitando suas singularidades e incentivando a construção do conhecimento de maneira colaborativa e contextualizada.

Além disso, aliamos a esta pedagogia alguns conceitos da abordagem Reggio Emilia, pois ambas compartilham valores e práticas que colocam a criança no centro do processo de aprendizagem. Apesar de serem abordagens distintas, suas semelhanças e complementaridades permitem uma integração eficaz.

Saiba mais

Aprendizado pela Interação Social
  • As crianças aprendem principalmente por meio da interação com colegas, professores e o ambiente.
  • A troca de experiências e o diálogo são essenciais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional.
  • A criança é a protagonista do seu aprendizado
  • As crianças aprendem melhor explorando o mundo ao seu redor.
Papel do Brincar
  • O brincar é visto como central para o desenvolvimento infantil. É por meio das brincadeiras que as crianças experimentam, criam e internalizam novos conhecimentos.
Aprendizado Contextualizado
  • As atividades partem da realidade e do contexto das crianças, valorizando suas vivências e culturas.
  • Projetos e atividades práticas são usados para conectar o aprendizado à vida cotidiana.
  • Permitimos que as crianças se expressem por meio de diferentes meios: arte, música, construção, movimento, entre outros.
Autonomia e Cooperação
  • As crianças são incentivadas a tomar decisões, resolver problemas e participar ativamente das atividades.
  • A cooperação é valorizada, promovendo o respeito às diferenças e o trabalho em grupo.
Parceria Escola-Família
  • A pré-escola sociointeracionista reconhece o papel da família como parte essencial no desenvolvimento infantil.
  • A família é parceira da escola. Participa de projetos e está sempre presente no ambiente escolar
Importância do Ambiente

– Na Pés no Chão os ambientes são pensados para facilitar as interações e o aprendizado

– Consideramos o ambiente como o “terceiro professor”, organizando espaços que estimulam a curiosidade, a criatividade e a autonomia.

Entrega de pareceres e documentação pedagógica

As entregas dos relatórios de aprendizagem ocorrem a cada três meses na escola e semestralmente no berçário. Neste momento, família e escola podem acompanhar de pertinho o desenvolvimento de sua criança.

Ao final de cada projeto realizamos mostras culturais ou trabalhos diferenciados onde a família pode acompanhar de perto as estratégias de aprendizado desenvolvidas naquele projeto.

Conheça a Escola Pés no Chão

Venha fazer parte da nossa história!

Agende sua visita e descubra por que somos a escolha de tantas famílias em Curitiba!
Pés nos Chão

Aqui, seu filho não será apenas mais um aluno, mas parte de uma grande família que acredita no poder transformador da educação aliada ao amor e ao respeito pela natureza.

AREIA
WhatsApp Image 2025-07-01 at 14.40.14

Como Chegar

Conheça a Pés no Chão!