Metodologia
O jeito Pés no Chão de educar
Sem dúvidas esta é a parte mais importante ao escolher uma escola….saber se a proposta pedagógica dela se encaixa ao que você procura!
Aqui na Pés no Chão somos sócio-interacionistas, ou seja, a criança aprende brincando! Priorizamos pela “mão na massa”, pelo contato com a natureza e pela pesquisa, fazendo com que nossos alunos sejam cidadãos pensantes, criativos e críticos. Além de estimularmos um olhar empático perante as adversidades.
Nosso objetivo é promover o desenvolvimento integral da criança, respeitando suas singularidades e incentivando a construção do conhecimento de maneira colaborativa e contextualizada.
Além disso, aliamos a esta pedagogia alguns conceitos da abordagem Reggio Emilia, pois ambas compartilham valores e práticas que colocam a criança no centro do processo de aprendizagem. Apesar de serem abordagens distintas, suas semelhanças e complementaridades permitem uma integração eficaz.
Saiba mais
Aprendizado pela Interação Social
- As crianças aprendem principalmente por meio da interação com colegas, professores e o ambiente.
- A troca de experiências e o diálogo são essenciais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional.
- A criança é a protagonista do seu aprendizado
- As crianças aprendem melhor explorando o mundo ao seu redor.
Papel do Brincar
- O brincar é visto como central para o desenvolvimento infantil. É por meio das brincadeiras que as crianças experimentam, criam e internalizam novos conhecimentos.
Aprendizado Contextualizado
- As atividades partem da realidade e do contexto das crianças, valorizando suas vivências e culturas.
- Projetos e atividades práticas são usados para conectar o aprendizado à vida cotidiana.
- Permitimos que as crianças se expressem por meio de diferentes meios: arte, música, construção, movimento, entre outros.
Autonomia e Cooperação
- As crianças são incentivadas a tomar decisões, resolver problemas e participar ativamente das atividades.
- A cooperação é valorizada, promovendo o respeito às diferenças e o trabalho em grupo.
Parceria Escola-Família
- A pré-escola sociointeracionista reconhece o papel da família como parte essencial no desenvolvimento infantil.
- A família é parceira da escola. Participa de projetos e está sempre presente no ambiente escolar
Importância do Ambiente
– Na Pés no Chão os ambientes são pensados para facilitar as interações e o aprendizado
– Consideramos o ambiente como o “terceiro professor”, organizando espaços que estimulam a curiosidade, a criatividade e a autonomia.
Entrega de pareceres e documentação pedagógica
As entregas dos relatórios de aprendizagem ocorrem a cada três meses na escola e semestralmente no berçário. Neste momento, família e escola podem acompanhar de pertinho o desenvolvimento de sua criança.
Ao final de cada projeto realizamos mostras culturais ou trabalhos diferenciados onde a família pode acompanhar de perto as estratégias de aprendizado desenvolvidas naquele projeto.