Pes no Chão

Berçário

O Berçário Pés no Chão, situado na Rua Albano Reis, 862 – Bom Retiro, atende crianças de 0 a 2 anos em uma edificação independente da Pré-escola.

O Berçário conta com ambientes especialmente adaptados para cada faixa etária, cozinha, sala de amamentação e espaços alternativos destinados para atividades de expressão corporal, musicalidade, relaxamento e recreação.

As crianças são divididas por idade e nível de desenvolvimento. Não misturamos bebês com crianças maiores em um mesmo ambiente. Aqui, cada turminha conta com atendentes treinadas para desenvolver e estimular da melhor forma cada faixa etária.

Em sua área externa conta com um parquinho, brinquedos, mesa de piquenique e um mini-zoológico, que encanta a criançada!

No Berçário Pés no Chão todos os profissionais são altamente qualificados e, frequentemente participam de cursos de especialização.

Distinguimos 4 períodos de desenvolvimento em que as idades cronológicas são apenas indicações aproximadas. A cada tipo de criança corresponde um período de evolução.

  • 1ª fase: até 3 meses – estimulação baseada na descontração.
  • 2ª fase: De 3 a 6 meses – ginástica para preparação da posição sentada.
  • 3ª fase: De 6 a 12 meses – movimento global, aquisição da posição sentada  para a preparação da posição em pé.
  • 4ª fase: De 9 a 15 meses (e além) – Período de jogos de aquisição da posição  de pé, de preparação e independência.


Metodologia

Em um ambiente calmo e descontraído de palavras, canto, ritmo, o bebê reagirá muito em breve aos estímulos verbais, incitamentos à mínima entonação e mímica. Cada bebê percebe o mundo de maneira única e a Pés no Chão procura desenvolver uma rotina de atividades que proporcione momentos agradáveis para cada criança.

Aqui, cada bebê é único e seus horários e “mimos” são respeitados. Antes mesmo de darmos início à adaptação, os pais conversam com a coordenação e passam todos os “segredos” do seu bebê: como dorme, o que gosta de comer, quais motivos o fazem chorar…A partir deste momento, as atendentes responsáveis adaptam sua rotina para melhor atender aquele bebê que está se adaptando a um mundo totalmente novo.

No Berçário, as crianças estão se descobrindo. Aos poucos, reconhecem que podem se equilibrar, ficar em pé e que conseguem andar. Nesta faixa etária as principais atividades desenvolvidas são: o estímulo sensório-motor, a utilização da linguagem como instrumento de socialização; a autonomia gradativa nas tarefas; a aquisição dos primeiros limites; o desenvolvimento psicomotor e a transição alimentar. Tudo isso feito por profissionais altamente qualificados que, além de passarem a segurança necessária para suas conquistas, oferecem o vínculo afetivo que é essencial nesta fase de socialização.

O Berçário representa um importantíssimo papel no desenvolvimento da criança, por isso, fazemos reuniões individuais com os pais, passando nosso trabalho para que eles possam dar uma continuidade e consigamos a mesma linguagem. A criança está descobrindo o mundo e precisamos ter a mesma conduta ao educá-la.

Alimentação

Toda a alimentação é elaborada no Berçário dentro de um cárdapio balanceado, bem natural e feito por um nutricionista. Os pais podem acompanhá-lo diariamente com direito a alterá-lo em caso de dietas especiais.

No período da manhã é servido o lanchinho por volta das 09h e o almoço às 11h30. Já durante a tarde, o lanche acontece às 14h e a janta a partir das 16h30. É claro que nos intervalos e quando houver necessidade as crianças tomam mamadeira!

O leite de cada bebê é enviado pelos pais e fica guardado em nosso lactário.

Equipe

Nosso critério para a escolha dos funcionários é baseado no afeto, responsabilidade e higiene. Além das atendentes, o berçário conta com a supervisão de uma coordenadora e da direção da escola.

Para trabalhar com bebês não é qualquer pessoa que se identifica com o dia a dia do Berçário Pés no Chão, amando essas crianças como se fossem suas. “Somente aquele que gosta do que faz o faz com talento”.

Nossas atendentes passam por treinamentos mensais. Além de contarem com curso de primeiros socorros.

Estrutura

O Berçário Pés no Chão conta com ambientes especialmente adaptados para melhor atender às necessidades dos bebês:

Playground coberto: Totalmente emborrachado com brinquedos especialmente projetados para bebês

Salas: Salas amplas e arejadas, divididas por faixas etárias. Todas contam com berços para que a cada soninho a criança seja acompanhada de perto pelas atendentes, evitando acidentes.

Cozinha com lactário: É na cozinha, extremamente higienizada que contamos com o nosso lactário, onde cada bebê tem o seu espaço para guardar seus alimentos.

Parque externo: Nada melhor que um parquinho aberto para os deliciosos banhos de sol e para recreações dos bebês maiores (1 ano e meio)

Sala/refeitório: As crianças de 1 ano e meio começam a querer dar os primeiros sinais de independência e contam com uma sala/refeitório para aprenderem a comer sozinhas. È uma delícia!

Banheiro/trocador: O banheiro do Berçário conta com um trocador emborrachado para facilitar a esterelização após cada troca. Além disso, conta com um pequeno lavatório para eventuais necessidades.

Móveis ergonômicos: Cada móvel do Berçário é feito especialmente para atender nossos bebês. Pequenas mesas, cadeiras, vasos sanitários, etc.

Câmeras de monitoramento externo de imagens: Possuímos câmeras que monitoram a entrada e saída das crianças.

Localização

Localização Berçário

Top